Muito na moda, o jogo de tabuleiro

Publicado originalmente no site Journal de Montreal em 11 de Agosto de 2019.

Artigo de Amélie Deschênes

Tradução livre por Márcia Mayumi Suzuki Machado para o site Goori Design Studio.

Dentro do armário da sala, no porta-luvas, na mala de viagem, na bolsa da mamãe e mesmo dentro da cesta de piquenique que a gente carrega para todo lado, não é raro que encontremos hoje...um jogo de tabuleiro!

“Em 2009, enquanto eu dizia que gostava de jogar jogos de tabuleiro, eu podia perceber o julgamento no olhar das pessoas” lembra-se Carl Brière, diretor de vendas internacionais na Scorpion Masqué e fundador da Synapses Games que lançará dentro de alguns dia seu primeiro jogo, denominado Incubation.

Posteriormente, o vento virou. A oferta e a popularidade dos jogos de tabuleiro saltaram! A indústria mundial dos jogos representa mais de um bilhão de dólares. No último ano, mais de 4.000 jogos foram comercializados no Canadá. Québec viu um aumento de 100% das vendas de jogos de tabuleiro desde 2010.

Com toda essa diversidade, Michel Bédard, coproprietário do Café-bar lúdico La Revanche, estima “que não há pessoas que não gostem de jogar jogos de tabuleiros, há somente pessoas que não descobriram quais jogos lhe agradam”.

Crescimento meteórico

A adaptação de jogos de televisão em jogos de mesa, como Le Cercle (O círculo) e La Classe de 5e (“Are you smarter than a 5th grader?”), lançados no mercado em quantidades impressionantes, permitiu “relançar o mundo do brinquedo. Nós produzimos burburinho, nós criamos euforias”, afirma Marc Fournier, fundador da Gladius, a maior indústria de jogos de tabuleiro no Canadá, produzindo mais de 600.000 jogos todo ano.

A criação de bares lúdicos, como o Randolph em Montreal e La Revanche em Québec, que dispõe de inúmeros jogos à disposição de sua clientela sempre os acompanhando dentro de suas descobertas, contribuíram muito para fazer os jogos de tabuleiro brilharem, tal como o nascimento de eventos em torno de jogos de tabuleiro, a oferta de locação de jogos de tabuleiro que apareceu em alguns comércios e o entusiasmo criado pelas redes sociais.

A ascensão dos jogos rápidos, simples de compreender e fáceis de transportar, que seduzem os novos adeptos, tem igualmente avivado a chama, bem como aqueles que não eliminam os jogadores, mas permitem a todos os jogadores terminarem a partida, tomando suas próprias decisões em vez de se submeter simplesmente aos efeitos do acaso.

A agitação por jogos de tabuleiro começou na Europa, com a criação de um prêmio recompensando o melhor jogo de tabuleiro na Alemanha (Spiel des Jahres/Jogo do ano). Esse evento que trouxe à luz jogos marcantes como Catan, também contribuiu significativamente para que esse entusiasmo atravessasse fronteiras.

O jogo está por toda parte

O jogo de tabuleiro agora se encontra por toda parte, pelo simples prazer de jogar... e de aprender. Nós utilizamos como ferramenta de aprendizagem nas escolas e nas creches*, como meio de melhorar a comunicação e a cooperação no trabalho, por exemplo, ou como apoio para ajudar as crianças que vivem com dificuldades.

A ideia agora parte de um profissional que criou um jogo em função das necessidades das crianças

Logo, não há mais temporadas ou momentos do ano reservados aos jogos de tabuleiro, uma vez que estamos fazendo isso o ano todo. Que seja dentro do carro ou na praia durante as férias de verão, durante as noites mais frias de outono depois de uma refeição entre amigos, durante as festas de fim de ano para agitar as celebrações, numa festa de crianças ou durante um final de semana chuvoso de primavera, nós sempre temos um jogo de tabuleiro à mão.

Pode entretanto ser “difícil entrar sozinho nesse mundo. Não é como procurar um certo brinquedo. As pessoas não sabem o que elas querem exatamente”, constata Ètienne T. Harvey, responsável pelo departamento de jogos de tabuleiro no Club Jouet.

Várias pessoas cresceram com clássicos como Monopoly, Jour de paie, Scrabble, Risk, Battleship, Doctorat, Jok-R-Ummy, Trivial Pursuit, e agora querem conhecer os novos clássicos, como Ticket to Tide, Carcassonne, Catan, Dobble, Gangster, etc.

Os consultores do Club jouet guiam as pessoas dirigindo seus interesses, explicando lhes certos jogos e às vezes até mesmo os convidando a jogar uma partida. T. Harvey constata uma tendência por jogos do tipo “roll and write (rolar dados e escrever ou desenhar)”, que parece com “Yum reinventado”, assim como pelos jogos que evoluem ao longo da partida, seja abrindo envelopes ou integrando novas regras por exemplo. Seguidos de jogos muito populares de fuga em caixa, que se utilizam de um aplicativo.

5 jogos para descobrir

1. GRAVITY SUPERSTAR

Com Gravity Superstar, jogue como um aventureiro pesquisando poeiras estelares que convergem para um estranho pequeno planeta, sem que ninguém te roube esse precioso recurso e escapando das armadilhas gravitacionais. 7 anos ou mais, 2 a 6 jogadores, 30 minutos.

2. Nova série GANGSTER

A Éditions Gladius lançou uma nova edição da série de três jogos Gangster, que compreende agora peões exclusivos, novos bilhetes de banco, um tabuleiro de organização, 10 novas cartas e um formato de caixa diferente. Você tomará o poder a fim de substituir o padrinho? 9 anos ou mais, 2 a 6 jogadores, 60 minutos.

3. JUST ONE

Vencedor do prêmio Spiel des Jahres 2019, Just One é um jogo cooperativo cujo objetivo é de fazer um jogador adivinhar uma palavra, escrevendo secretamente uma pista sobre um prisma triangular sem se falarem. Demonstra originalidade, porque todas as pistas iguais serão apagadas. 8 anos ou mais, 3 a 7 jogadores, 20 minutos.

4. CHAT-RAT-BIA

Jogo de adivinhações extravagantes com as quais você testará sua capacidade de dedução observando cartas que ilustram cada palavra contendo os sons “chat”(gato) ou “rat” (rato), daí o nome Chat-Rat-Bia. Seja o primeiro jogador a tomar o gato de borracha para dar a resposta e juntar pontos. À partir de 9 anos, 2 jogadores ou mais.

5. INCUBATION

O primeiro jogo da Synapses Games, Incubation, lhe convida a fazer fortuna se tornando o melhor criador de dragões do mundo! Procure ovos de dragões, coloque-os dentro de suas incubadoras, faça-os eclodirem com ajuda da água e do fogo, depois complete objetivos para acumular mais pontos. 8 anos ou mais, 2 a 5 jogadores, 30 minutos, à venda a partir de 22 de agosto.

*”Service de garde” seriam as babás, traduzido como creches para melhor encaixe dentro do texto.