Jogos de Tabuleiro: a era de ouro de uma indústria em constante expansão

Fanny Geoffrion

Originalmente publicado dia 14 de Setembro de 2019

Foto: RADIO-CANADA/SHANNAH-LEE VIDAL/CBC

As vendas de jogos de tabuleiro na América do Norte triplicaram nos últimos anos. Em 2018, mais de 3500 novos jogos foram lançados, mas somente alguns poucos dentre eles se destacam dentro deste mercado tão competitivo.

Em 1995, o lançamento do jogo de tabuleiro Catan revolucionou a era de jogos de tabuleiro clássico como Monopoly ou Le Risk (O Risco).

A chegada de uma nova geração de jogos, ao mesmo tempo complexos e acessíveis, contribuiu para a democratização de um universo que estava previamente reservado a uma subcultura geek, explica o diretor geral da Asmodee Canada, Jayson Pickford, uma das maiores distribuidoras de jogos de tabuleiro no mundo.

Todo mundo já jogou Monopoly, mas poucas pessoas finalizaram um jogo de Monopoly... existem jogos como Catan que revolucionaram o mundo do jogo, com mais cooperação, mais estratégias e um quadro mais abstrato.

Nos últimos 15 anos, a indústria de jogos de tabuleiro conheceu um crescimento constante, gerando em 2018 um faturamento mundial de 10,3 bilhões de dólares.

A loja de jogos Meeplemart, situada no centro de Toronto, teve que se mudar por quatro vezes desde sua fundação, em 2007, visando expandir seu estoque.

Hoje, seu local se estende sobre 1830 metros quadrados e contém mais de 20 mil unidades de jogos de tabuleiro.

Esse crescimento exponencial no entanto gerou um mercado muito competitivo, onde os jogos de inúmeros criadores talentosos não conseguem mais se destacar.

Com 60 novos jogos por semana, é agora muito mais difícil de criar um jogo que mantenha seu sucesso!

Segundo o gerente do MeepleMart, Joe Englehardt, para que um jogo se torne um best-seller como Ticket to Ride ou Carcassonne, as regras devem ser fáceis de aprender e deve ser possível de ganhar desde a primeira experiência.

Os 5 jogos de tabuleiro mais populares no mundo

1. Catan

2. Carcassonne

3. Pandemic

4. Dominion

5. 7 Wonders

Fonte: www.BoardGameGeek.com

A empresa de pesquisa em marketing ICv2 sublinha que os jogos de tabuleiro são particularmente populares entre as pessoas na casa dos trinta que trabalham no setor de novas tecnologias.

As pessoas que trabalham com computadores o dia todo são levadas a jogar jogos de tabuleiro no seu tempo livre.

O diretor geral da ICv2, Milton Griepp, explica esse entusiasmo pela necessidade das pessoas de se desconectar de suas telas para interagir com outras pessoas.

Artigo publicado no site Ici Canada dia 14/09/19 pela jornalista Fanny Geoffrion. O original em francês pode ser lido aqui Jeux de société, l'âge d'or d'une industrie en constante expansion

Tradução livre por Márcia Mayumi Suzuki Machado para o site Goori design studio.